Páginas

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

INAUGURAÇÃO

OBRA DE ATERRAMENTO DE BAIXÃO SERÁ INAUGURADA NA SEXTA-FEIRA, 30
Com informações de: Regional FM 91.3

Na sexta-feira, 30, será inaugurado o aterramento de um baixão que dificultava bastante a vida dos moradores do km 175 sul no município de Uruará, na região centro-oeste do Pará, principalmente no período do inverno quando o baixão ficava totalmente alagado sendo possível apenas a passagem através de canoas. O baixão fica às margens norte do Rio Uruará a 10 quilômetros da rodovia Transamazônica e 15 quilômetros do centro urbano, foi feito uma elevação do nível da estrada e construída três pontes. Uma obra grandiosa necessária que não podia mais ser adiada.

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

GOVERNO URUARÁ DA GENTE

INVESTIMENTOS DE 40 MILHÕES DE REAIS APLICADOS EM URUARÁ PARA A CONSTRUÇÃO DE VÁRIAS OBRAS
Por: Cirineu Santos

A cidade de Uruará encerra 2011 com um canteiro de obras instalado. São várias frentes de trabalhos em diversos bairros. No centro, a prefeitura está revitalizando a Praça Municipal com a reforma de calçadas, pinturas e reestruturação do parquinho, construção de calçadas, estacionamento, iluminação moderna e reforma da quadra esportiva.
No Bairro Pimentolândia, quase 19 milhões de reais aplicados para atender 500 famílias. No Bairro Mini-indústria, pegando da Av. Central até a rodovia Transamazônica, as obras de saneamento básico (água e esgoto) já está mais de 50% de conclusão. Na Transamazônica, conclusão das calçadas nas Perimetrais, enfim... Um verdadeiro canteiro de obras.
Nesta última terça feira, 27, o prefeito Eraldo Pimenta esteve visitando algumas das obras que estão em execução. São três quadras poliesportivas cobertas, com palco, iluminação que estão sendo construídas nas escolas Francisca Lima, Instituto Educacional Uruará e Melvin Jones; um Ginásio Poliesportivo na Vila Brasil e uma creche no Jardim Morumbi.

De acordo com o prefeito Eraldo Pimenta, estas quadras poliesportivas foi uma emenda parlamentar do deputado Federal José Priante. “Estas quadras foram emendas do deputado do PMDB, Priante, no valor de 490 mil reais cada uma e, mais 1,5 Milhão para a construção da Creche no Morumbi que atenderá quase 500 crianças. Já o ginásio que será construído no Bairro Vila Brasil, foi um recurso que conseguimos com a Norte Energia,” explica.



O prefeito Eraldo Pimenta ressalta que conclui 2011 com muita alegria e pretende entregar estas obras à população até julho de 2012. “Estamos ultrapassando 40 milhões de reais aplicados em Uruará. Não existe na região, um município que tenha um montante desses aplicados. São investimentos para a educação, para a cultura, para o esporte, para as famílias, enfim... 2012 será o ano de grandes realizações para Uruará,” Conclui.





domingo, 25 de dezembro de 2011

INAUGURAÇÃO DO CORREIOS

INAUGURADA NOVA AGÊNCIA DO CORREIOS EM URUARÁ
Por:Cirineu Santos

Na última segunda feira foi inaugurada a Agência do Correios em Uruará. O evento contou com a presença de autoridades municipais e representantes da sociedade, além do diretor regional do Correios no Pará, Paulo Bezerra de Sales, do prefeito em exercício Laércio Barros, do deputado federal Zé Geraldo e vereadores municipais.
A nova Agência dos Correios de Uruará conta agora com salas climatizadas, o que dá mais conforto para os clientes e funcionários e acompanha o desenvolvimento do município e o crescimento populacional.
Para o diretor da agência local, Eldo, este investimento é necessário pra região. “Continuaremos com a mesma motivação no atendimento e a instalação do prédio com toda esta infraestrutura só vem a somar, proporcionando mais comodidade e agilidade em nossas ações aqui desempenhadas em prol dos nossos clientes”.
O novo prédio foi construído no mesmo local onde funcionava a antiga agência e recebeu o apoio da prefeitura Municipal de Uruará e, segundo o prefeito e exercício, Laércio Barros, o município mais uma vez ganha com a inauguração da sede. “A cidade está de parabéns recebendo esta sede do correios. É um presente de Natal para a população de Uruará”.


    



segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

HONRA AO MÉRITO

PREFEITO DE URUARÁ, ERALDO PIMENTA, RECEBE TÍTULO DE HONRA AO MÉRITO

Por:Cirineu Santos
Fotos: Mágno Rabelo / Jornal Fatos Regionais (ATM)

O prefeito de Uruará, Eraldo Pimenta, recebeu nesta segunda, 19, da Assembleia Legislativa do Pará – ALEPA, o título de HONRA AO MÉRITO pelos relevantes serviços prestados ao estado do Pará, principalmente as ações executadas na região da Transamazônica e Baixo Xingu.

Eraldo recebeu esta homenagem e disse estar muito satisfeito pelo reconhecimento dos parlamentares da ALEPA, demonstrando que seus esforços são reconhecidos a nível estadual. O prefeito, que também é presidente do Consórcio Belo Monte tem lutado incansavelmente buscando recursos para atender não só a Uruará mais os demais 10 municípios que fazem parte do Consórcio. “Esta homenagem dedico a cada homem e cada mulher da região da Transamazônica e Baixo Xingu, e em especial ao meu querido povo de Uruará, este reconhecimento é a demonstração de que estamos trabalhando pelo progresso dessa região”, disse o prefeito.

Na ocasião, foi homenageado também, o engenheiro Antônio Muniz, um dos idealizadores da barragem de Belo Monte.





TRÂNSITO

AVANÇOS NO TRÂNSITO DE URUARÁ
Com informações da rádio REGIONAL FM

Ainda há muita resistência principalmente dos motociclistas em se enquadrar nas normas educativas utilizadas pelo DEMUTRAN de Uruará.

O trânsito de Uruará só foi emancipado em março de 2011, passando a integrar ao Sistema Nacional de Trânsito (SNT) no dia 28, apesar do município já está emancipado há 24 anos.

Desde o início do mês de junho deste ano, o Departamento de Transito do município vem fazendo blitz educativas nas ruas e avenidas da cidade. No começo, o maior número de infrações registradas pelo DEMUTRAN era de crianças conduzindo motocicletas, quando houve várias apreensões de veículos e hoje este tipo de infração já não é mais registrada.

Houve também ações no sentido de educar a população a andar na mão correta e já é visível a mudança de comportamento no trânsito apesar de muitos ainda não respeitarem a autoridade do órgão municipal e ignorarem o comportamento exigido pela lei.

Atualmente é cobrado o uso do capacete. Quem é flagrado sem o acessório tem a motocicleta apreendida e só retira o veículo quando providenciar o capacete e isto também já surtiu efeito e, grande parte dos motociclistas já está utilizando o acessório.

A frota de veículos de Uruará já passam de 5 mil. Segundo dados do Detran, dos 5.394 veículos registrados ano passado, a maioria absoluta é do tipo motocicleta e motoneta e é preciso que cada condutor se enquadre dentro das leis do trânsito para que sejam evitados os provocação de acidentes com tanta frequencia como tem ocorrido. Estes acidentes que têm acontecido no trânsito de Uruará poderiam ter sido evitados com o uso da prudência.

Acredita-se que só ocorrerá a mudança no comportamento dos motoristas e motociclistas necessárias para um trânsito tranquilo e ordenado a partir do momento em que começar acontecer às multas e outras penalizações e de acordo com o DEMUTRAN isto ocorrerá no início de 2012.

sábado, 17 de dezembro de 2011

SENADO

JÁDER BARBALHO RECEBE DIPLOMA DE SENADOR


Jader Barbalho (PMDB) recebe diploma de senador das mãos do desembargador Leonardo Tavares, presidente em exercício do TRE/PA.



O Senador Jader Barbalho (PMDB) foi diplomado dia 16 e recebeu diploma de senador das mãos do desembargador Leonardo Tavares, presidente em exercício do TRE/PA.

Helder Barbalho, prefeito de Ananindeua e filho de Jader, postou em seu perfil no twitter fotos da diplomação.

A cerimônia oficial de diplomação estava prevista para acontecer na manhã de segunda-feira (19), mas foi antecipada a pedido do senador. Na segunda-feira, Jader Barbalho viaja para Brasília e se apresentará ao presidente do senado, José Sarney (PMDB-AP). Ele poderá tomar posse na terça-feira (20).

(dol) - diário on line (DIÁRIO DO PARÁ)

CRACOLÂNDIA

CASA ERA USADA PARA CONSUMO DE DROGA
Por: Joabe Reis

Casa da cracolândia, um verdadeiro fumódromo era o local onde usuários se encontravam para o consumo de diversos entorpecentes.

A casa fica na Avenida Tapajós no Bairro Mini-Indústria, periferia da cidade. De dia a casa ficava fechada e durante a noite era aberta para o consumo da droga.

No local a polícia encontrou, na última quinta-feira, 15, material que seria utilizado para embalagem de drogas, cachimbos, dezenas de lata de cerveja cortada no meio, isqueiros e velas que eram utilizados no derretimento da droga e um celular.

O mau cheiro muito forte, produzido pelos usuários na casa, já estava incomodando as famílias que moram próximas ao local. Nos últimos dias a polícia recebeu várias ligações anônimas denunciando a prática e reclamando da situação em que crianças estavam sendo expostas.

Na casa, a polícia prendeu duas mulheres, Ivone Rodrigues e Fabiana Santos Pereira, dona da casa e mais dois viciados.

Participaram da ação policial os investigadores Tadeu e Ládio e o escrivão Marcelo sob o comando do delegado Manoel do Espírito Santo com o apoio da polícia militar do cabo França.
A polícia investiga a suspeita de que no local também era feita a venda de entorpecente.









sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

HIDRELÉTRICA BELO MONTE

NORTE ENERGIA REALIZA WORKSHOP PARA IMPRENSA REGIONAL
Por: Cirineu Santos
@cirineu_santos

Foi realizado ontem em Altamira (15), o Workshop Conheça Belo Monte, voltado para a imprensa da região onde está sendo construída a Usina Hidrelétrica Belo Monte. 34 jornalistas participaram inclusive os representantes de Uruará: Cirineu Santos, Karen de Oliveira, Eliel Santos (ASCOM/PMU0) , Adão Carlos, Ivânia lúcia, Carlos Silva e Dj San (Regional FM).


O encontro, promovido pela Norte Energia, com apoio do Consórcio Construtor Belo Monte (CCBM), possibilitou o contato direto entre os profissionais da imprensa regional e os responsáveis pela obra, com detalhes sobre a engenharia, as questões ambientais, o reassentamento das famílias nas áreas rurais e urbanas, a contratação e a capacitação de trabalhadores, além de aproximar a Norte Energia dos editores e repórteres da imprensa local, para ampliar o diálogo com os principais formadores de opinião que comandam o discurso diário da mídia.

Na parte da manhã aconteceram as palestras onde o diretor de Relações Institucionais da Norte Energia, João Pimentel, afirmou que um dos principais desafios a ser vencido é a desinformação, além da necessidade de combater a campanha internacional contra Belo Monte. “O projeto da Usina é totalmente nacional, desenvolvido por engenheiros brasileiros e voltado para o Estado do Pará. Hoje, o Brasil tem nas mãos a grande chance de se tornar uma potência mundial”.

Ainda na primeira etapa do workshop, foram respondidas dúvidas relacionadas à ampliação da rede de saúde com a construção de novos postos e hospitais, à instalação do sistema de saneamento básico de água e esgoto, ao possível aproveitamento da força de trabalho após a conclusão das obras e à destinação da madeira retirada com por conta do empreendimento. Entretanto algumas questões ainda não foram esclarecidas. Uma delas, por exemplo, como ficarão as famílias que residem atualmente na travessia do Xingu, na rodovia Transamazônica, entre Altamira – Anapú?


À tarde, os jornalistas participaram de uma visita ao canteiro de obras no Sítio Belo Monte, onde conheceram alguns tópicos dos trabalhos que estão sendo desenvolvidos na construção.

Muitos questionamentos ainda ficaram sem respostas... Algumas indagações precisam de esclarecimentos... Bom esperar pra ver...











domingo, 11 de dezembro de 2011

POPULAÇÃO COMPARECE ÀS URNAS... MAS AINDA NÃO FOI DESTA VEZ QUE O PARÁ FOI DIVIDIDO

Por: Cirineu Santos

Como já era esperado até mesmo pelos separatistas, a população do Pará não aprovou a divisão do Estado para a formação dos Estados de Carajás e Tapajós. O plebiscito já está definido em favor dos unionistas. Cerca de 66% dos paraenses votaram contra a criação tanto de Tapajós quanto de Carajás.

A eleição teve um alto índice de abstenção, na casa dos 25%, mas ele não foi suficiente para contrariar as tendências apontadas nos três levantamentos do Datafolha. Na última pesquisa, o instituto revelou que dois terços dos eleitores paraenses votariam no "Não".

A votação ocorreu de forma tranquila em todo o Estado. Com uma ou outra manifestação de animosidade entre eleitores de frentes contrárias, mas sem agressões. As filas nas sessões eleitores foram menores que em uma eleição normal. Também surpreendeu o número de eleitores que esqueceram ou não sabiam ao certo o número pró e contra a criação dos novos Estados.

A partir de agora, será necessária apresentação de nova proposta de plebiscito para que ocorra uma nova votação. Não existe prazo para isso, mas como existem outros projetos em curso, provavelmente o de criação de Tapajós e Carajás ficaria no final da fila. Especialistas em direito eleitoral apontam que o prazo mínimo para uma nova eleição seria de três anos.

URUARÁ OBTEM COMPARECIMENTO DE 71,22% DE ELEITORES ÀS URNAS

Dos 25.628 eleitores aptos a votarem nas eleições em Uruará, 18.253 eleitores comparecerem às urnas, neste último domingo, dia 11 de dezembro; o equivalente a 71,22% de eleitores votantes. Os outros 7.375 eleitores, isto é 28,78% abstiveram seus votos.

De acordo com os dados do relatório do resultado final da Junta Eleitoral de Uruará, na totalização dos 18.253 votantes, 17.867 votaram na criação do Estado do Tapajós; sendo 126 votos em brancos e 260 nulos.

Para o resultado de Carajás, dos 18.253 votantes, 17.870 votaram a favor; 116 em branco e 267, nulos.

PARABÉNS AOS 77... PARABÉNS AO SIM!!!

Parabéns aos eleitores do SIM: mostramos nossa força e coragem na luta por melhorias de todo um povo esquecido. Tenho certeza que o trabalho realizado durante a campanha não foi em vão.

Parabéns aos protagonistas das campanhas!

Todos os paraenses ganharam com o plebiscito, pois a maioria teve a oportunidade de conhecer a realidade do ESTADO do PARÁ!

sábado, 10 de dezembro de 2011

PLEBISCITO

Que Deus ilumine nossos eleitores. Quero adormecer amanhã no Estado do Pará e acordar dia 12/12 no Estado do Tapajós


quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

CACHOEIRA SECA

GOVERNO FEDERAL RETOMA DIÁLOGO COM MUNICÍPIOS
Por: Cirineu Santos
@cirineu_santos

Uma reunião realizada na última sexta-feira, em Altamira, marcou a retomada do diálogo sobre o processo de demarcação da terra indígena Cachoeira Seca.

O prefeito de Uruará, Eraldo Pimenta, em reunião realizada em Altamira, na última sexta-feira, dia 02 de dezembro, com representantes do Governo Federal, alertou para o maior conflito agrário que poderá haver no Brasil, relacionado à famosa linha vermelha da Cachoeira Seca, nos municípios de Uruará e Placas. Em seu discurso, Eraldo Pimenta pediu para que o Governo Federal reavalie a questão, pois os moradores da área estão sofrendo as penalidades.

Na ocasião, após o pronunciamento do Prefeito Eraldo Pimenta, o Governo Federal, representado pela diretora da Secretaria Nacional de Articulação Social da Secretaria Geral da República, Dra. Maria Augusta, voltou atrás e retomou a mesa de diálogo com os Municípios.

Na última reunião que aconteceu em Uruará, em setembro passado, os moradores saíram decepcionados com o parecer dos representantes do governo Federal, Nilton Tubino e Maria Augusta, assessores da Presidência da República, pois eles alegaram que a mesa formada, isto é, a comissão, não tinha valor nenhum para a Presidência da República.

Em Altamira, o prefeito mais uma vez citou a situação e alertou possível agrário na região. “Agente sempre achou e acha que ali não é terra indígena, e agora acreditamos que o Governo Federal fará uma reavaliação e verá que nós não somos contra a demarcação de área indígena; somos a favor, mais aonde é a área indigna, isto é, do Olhões pra lá”.

O prefeito se diz preocupado, pois o caso é grave. “Eu diria que pode haver o maior conflito agrário do Brasil (nesta região). São mais de quatro mil famílias que podem ficar sem suas terras, e já estamos tendo problemas. Este conflito desestimula o agricultor a produzir. Queremos que o Governo Federal veja com muita atenção e carinho esse caso da Cachoeira Seca, pois tem nas mãos, a oportunidade de resolver este problema que vem se arrastando há décadas”.

A representante do Governo Federal, Maria Augusta, disse que da parte dela não houve um rompimento do diálogo, vai continuar com as frequências que forem necessárias. “A gente vai concluir essa primeira etapa do levantamento fundiário na Transiriri, onde há maior adensamento de ocupações, e com esse material em mão acreditamos que o nosso diálogo vai se dar com base em informações concretas. Certamente nós vamos chegar a um bom senso”.

Ela pediu que as pessoas que vivem esse drama tenha certa paciência.  “A mensagem do Governo Federal é no sentido de que tudo que for pactuado ali, as soluções que foram propostas, que forem buscadas, serão feitas de maneira dialogada; e que certamente o governo tem essa preocupação da garantia dos direitos daquelas famílias que estão ali dentro, sejam elas indígenas ou não indígenas”.

A comissão, para dialogar com o Governo Federal sobre o processo de demarcação de terra indígena Cachoeira Seca é é formada por representantes dos Municípios de  Uruará e Placas. De Uruará, fazem parte o prefeito Eraldo Pimenta, o Presidente da Câmara, Gilmar Milanski, os Presidentes Edson Ferreira (do sindicato de Produtores Rurais) e João Batista (Joãozinho do Sindicato - Sindicato dos Trabalhadores Rurais). Do Município de Placas, Rafael Brandão, da Prefeitura, João PT do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Carlinhos Lima, coordenador da FETAGRI na região. 

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

CASO DE JUSTIÇA

PROMOTOR DE JUSTIÇA ENTRARÁ COM AÇÃO CIVIL PÚBLICA CONTRA A REDE CELPA
Por: Joabe Reis - regionalfmuruara.com.br

Nesta segunda-feira, dia 05 de dezembro, o Promotor de Justiça da Comarca de Uruará, Arlindo Jorge Cabral Jr, visitou a Subestação de energia da Transamazônica que fica a três quilômetros do centro da cidade, na saída para Medicilândia, para buscar esclarecimentos sobre como acontece o fornecimento de energia que é repassada para a Rede Celpa em Uruará, para fim de concluir o porquê de tantas interrupções de energia no município?

Diante das informações obtidas do supervisor de operação da Eletrobrás Eletronorte, Edilson Moreira, que com o auxílio do engenheiro de operações da Eletrobrás Eletronorte, Vanderson Silva, explicou como acontece o funcionamento da subestação e como a energia é repassada com qualidade para a Rede Celpa.

O Dr. Arlindo Cabral disse que, com a visita a subestação, concluiu o inquérito que havia instaurado e que de fato o problema só será solucionado quando a Rede Celpa instalar uma subestação para a redistribuição de energia no município. “O que Falta aqui então, é uma subestação da Rede Celpa, que rebaixe essa energia de 34,5 kva para 13,8 kva, que tem em outros municípios vizinhos como Altamira, Santarém e Itaituba. É uma obrigação da Rede Celpa fazer essa subestação e ela não está fazendo”, ressalta.

O Promotor disse ainda que, o Ministério Público entrará com uma ação civil pública contra a Rede Celpa devido às constantes interrupções de energia que vem causando transtornos, danos e prejuízos à população uruaraense. “Em virtude disso temos hoje o inquérito com minha visita aqui pra verificar em loco os problemas e vou entrar com uma ação civil pública contra a Rede Celpa para que ela forneça essa subestação”, afirmou.

Enquanto não acontece a solução do problema, a população uruaraense continuará sofrendo com as constantes faltas de energia, porém agora, com esta esperança de que o problema será solucionado.

domingo, 4 de dezembro de 2011

INAUGURADA A PRAÇA MEMORIAL DOS PIONEIROS


GOVERNO URUARÁ DA GENTE INAUGURA A PRAÇA MEMORIAL DOS PIONEIROS
Por Cirineu Santos
Fotos: Cirineu, Karen e Eliel


Uruará recebeu um presente neste fim de ano! Inaugurada na noite deste sábado, dia 03 de dezembro, a Praça MEMORIAL DOS PIONEIROS. Um evento que ficará marcado na história do Município.

Milhares de pessoas participaram da inauguração. Agora, a população, pode usufruir mais um cartão postal da cidade, e este, de maneira honrosa, por se tornar o cartão de visita de entrada da cidade (vindo da cidade de Altamira), em reconhecimento, como segundo o prefeito de Uruará, Eraldo Pimenta falou, “uma marca deixada pelo seu governo, em homenagem aos desbravadores de Uruará que estão neste município há décadas. Vieram pra cá, estabeleceram-se e deixaram legados”.

O evento foi marcante! Vários brindes sorteados! Todos doados pelo comércio local. Além do prefeito Eraldo Pimenta e do vice-prefeito Laércio Barros, participaram da festa de inauguração a Câmara de Vereadores, os secretários de governo e muitos pioneiros que relembraram como era o Município e o trecho da Transamazônica, anos anteriores.

UM POUCO MAIS DA HISTÓRIA

Anos atrás, quem viajava pela Transamazônica e tinha a oportunidade de fazer uma pausa na cidade de Uruará, observava um pouco da situação em que o município se encontrava; péssimas condições em um trecho da BR-230 que divide o centro comercial da cidade, e que serviu de motivo de muitos transtornos por parte dos viajantes, dos próprios comerciantes e da população que morava ás proximidades do centro, que chegavam a reclamar do grande volume de poeira que era levantada com a passagem de veículos, comprometendo a saúde da população em geral, inclusive nos pontos de recepção para quem chega de Rurópolis ou de Altamira.
Uma ponte passava sobre a lagoa às proximidades do Zé da Onça, na rodovia Transamazônica. Esta ponte foi aterrada, criaram-se bueiros. E, o prefeito Eraldo Pimenta, quando assumiu o primeiro mandato, iniciou uma obra gigantesca e determinou a pavimentação asfáltica, iluminação e construção, segundo ele, de uma obra que homenageassem os pioneiros de Uruará.
A Obra foi iniciada. Houve até quem duvidasse. Uma nova ponte foi estabelecida. Recebeu o nome de “Pinguelão do Pimenta”... Enfim..

Passaram se os anos, e o trabalho seguindo diuturnamente. Hoje a BR - 230 que passa dentro da cidade, se encontra asfaltada, iluminada e sinalizada, facilitando o fluxo de turistas, pessoas que trabalham com o transporte de cargas e a própria população. Isto é, a história agora é bem diferente, graças ao empenho, a determinação e, acima de qualquer coisa, o interesse por parte da administração do governo Uruará da Gente, em alcançar o crescimento e o desenvolvimento da cidade, e o atendimento à população.
Asfaltou-se a BR, retirou-se a ponte e construiu o Memorial dos Pioneiros. Tudo isso, inaugurado nesta data de 03 de dezembro de 2011.
Um Município que possui mais de 70% dos moradores com residência própria, conta com boas escolas, saúde, agricultura pujante, ação social atuante, entre outros recursos bem aplicados e com resultados expressivos que podem ser vistos por quem visita ou quem reside no município.